O rejuvenescimento da região superior da face envolve a reposição do supercílio e o tratamento das pálpebras. A queda do supercílio e a flacidez das pálpebras levam a um aspecto triste e cansado da fisionomia. Através de cortes pequenos no couro cabeludo, quase imperceptíveis após a cicatrização, a cirurgiã reposiciona as sobrancelhas e as pálpebras, melhorando o aspecto de cansaço e dando um ar mais jovial. Se indicado, é possível suspender as "maças do rosto" (região malar) com o auxílio de uma microcâmera de endoscopia, que atenuará também o “bigode chinês”. Bem diferente do método tradicional, que necessita de grandes cortes no couro cabeludo e maior tempo de recuperação, essa técnica garante um rejuvenescimento mais natural e menos perceptível.
Obtém-se ótimos resultados associando este a outros procedimentos como: preenchimento de gordura nos sulcos, retirada de pele e reposicionamento das bolsas de gordura das pálpebras e, dependendo da necessidade, o lifting cervical. Os tratamentos não cirúrgicos de rejuvenescimento não proporcionam os mesmos resultados, mas podem ajudar a retardar o momento em que o lifting facial torna-se necessário, assim como complementa os resultados da cirurgia. A cirurgia da face é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
Pode levar alguns meses para que o inchaço desapareça e até seis meses para que as linhas de incisão fiquem com aparência normal. Proteção solar permanente ajuda, minimizando o envelhecimento ou danos do sol. Além disso, um estilo de vida saudável também prolonga os resultados obtidos com a cirurgia.
O tratamento da pele para corrigir manchas e rugas que a cirurgia não remove é de extrema importância no resultado final. Os procedimentos comumente associados são os peelings químicos, os peelings físicos (como laser CO2) e preenchimento com ácido hialurônico.
A região do pescoço tem grande influência no aspecto global da face. Para se obter um bom contorno de toda a face, deve-se tentar obter um equilíbrio em todas as áreas. A chamada "papada" ou duplo-queixo é um problema comum, tanto no sexo masculino como no feminino, e é um dos primeiros sinais de envelhecimento. O componente genética também tem importância na acumulação de gordura nesta região. Para a correção desta queixa, no caso de paciente relativamente jovem e com elasticidade da pele suficiente para possibilitar a aderência da musculatura, a melhor solução é a lipoaspiração associada ou não ao laser.
Em outros casos, além do excesso de gordura, também existe uma flacidez cutânea marcada e/ou a presença de bandas . Nessa situação, o problema só se resolve através do lifting cervical.
Estes dois tipos de procedimentos podem ser realizados de forma isolada ou em conjunto. Salvo poucas exceções, a pessoa que apresenta o pescoço flácido também possui uma frouxidão no resto da face.
Além da flacidez cervical, a flacidez da região central leva à acentuação dos sulcos e à perda da definição da região do queixo e mandíbula. Inicialmente, essa perda de volume pode ser resolvida através dos preenchimentos com gordura (lipoenxertia) e, posteriormente, acaba sendo necessária, também, a indicação do lifting facial.
Em resumo, o lifting facial reposicionará as estruturas que ficaram flácidas trazendo o volume perdido na região das bochechas (malar). Em muitos casos, faz-se necessário a enxertia de gordura para complementação do volume.
Por isso, uma avaliação personalizada médica para a indicação correta de quais procedimentos cirúrgicos e/ou clínicos a serem realizados é imprescindível.
O tratamento da pele para tratar as manchas e as rugas, que não são resolvidas com cirurgia, é de extrema importância para se obter um bom resultado final. Dentre os procedimentos associados são os peelings químicos, os peelings físicos (como laser CO2) e preenchimento com ácido hialurônico.
A presença de cicatrizes é um demonstrativo de uma troca efetuada: trocou-se um aspecto flácido, as rugas e os sulcos, por um rosto mais jovem. Elas são permanentes, contudo, com o passar do tempo se tornam cada vez menos visíveis. Enquanto isso não ocorre, os recursos cosméticos e o uso de penteados adequados disfarçam o que se quer esconder. Pruridos (coceiras), ardência ou alteração da sensibilidade fazem parte de um processo cicatricial normal, sendo passageiros. Lembre-se que cada organismo tem seu processo de cicatrização de maneira individualizada, alguns cicatrizando rapidamente, até quase o desaparecimento e, outros, de forma mais demorada, deixando uma marca mais visível.